07:20

A importância do Check-list


Manutenção de equipamentos industriais para pisos cimentícios




E

agora...“Meu Deus esqueci minha carteira... esqueci os cartões de visita... esqueci o celular...esqueci...esqueci e esqueci!!!!”
Você sabe quantas vezes você já disse isso em sua vida? Pois é, difícil demais lembrar de tudo não é verdade?!
Tem dias que você sai de casa para o trabalho e só percebe que esqueceu algo importante quando precisa, principalmente em decorrência do corre-corre do dia-à-dia é difícil lembrar de tudo o que precisa, todos os dias temos uma rotina de verificar tudo que possa precisar durante o dia como por exemplo: talão de notas, amostras, catálogos, celular, pegar recados, deixar recados, cartões de visita...
Dificilmente lembra-se de tudo que precisa quando vai ao supermercado, por isso fazemos uma lista de tudo que vai precisar.

E assim temos o Check-list, pratico rápido e dificilmente te deixará na mão.

Check-List é uma lista de verificação. Uma relação de itens a serem observados.
Só isso? Errado!
Com o check-list você tem a certeza de estar fazendo uma verificação criteriosa do equipamento seja ele qual for. Feita num papel, no computador, numa planilha, numa ficha, na cabeça.

Um check-list é usado para evitar esquecimentos, falhas, desconfortos, prejuízos, acidentes!

Em vários casos um check-list é útil. Em muitos casos um check-list é super-útil. E, numa porção de casos ele é imprescindível!
Imagine a revisão do seu carro ser feita sem um check-list.
Imagine a manutenção de um avião sem um check-list!
Se nós por muitas saímos do quarto para à cozinha para tomar-se água e esquecemos o que íamos fazer lá, quem nos garante que se desmontarmos a roda de um carro não vamos esquecer de apertar novamente.

Mas Atenção e cuidado!

Dois alertas importantes:

• Check-list não é procedimento. A diferença principal, é que para um check-list não importa a ordem em que os itens estão verificados. Outra é que um check-list é uma lista do que há para se fazer, não uma orientação do “como fazer” – se necessário, peça (ou forneça) as instruções necessárias.
• A falha mais comum com check-lists é só “ticar” os itens – sem raciocinar. Não caia nessa tentação! Nunca! Em especial com check-lists de itens de segurança.
Para verificação criteriosa de seu equipamento, procure sempre um profissional qualificado para que possa-se transmitir segurança e confiabilidade a quem for operar o equipamento.

0 comentários: